ATUALIZADO: Itajaí ganha nova Estação de Tratamento de Água em comemoração a seus 166 anos

Retornar

26/06/2026 15:50

Nova estrutura é capaz de ampliar em até 40% a atual produção de água no município

Esta matéria foi atualizada em função da remarcação do evento de inauguração da ETA São Roque III.

Na esteira da celebração dos 166 anos de Itajaí, o sistema de abastecimento de água do município alcança um grande marco: sua principal estrutura de tratamento, no bairro São Roque, amplia em 40% sua capacidade de produção. Se hoje as atuais unidades no São Roque conseguem juntas enviar até 1.260 litros de água tratada por segundo (l/s) para Itajaí e Navegantes, com a nova estrutura o potencial é de até 1.760 l/s.

As estações de tratamento de água (ETAs) de Itajaí de sistema completo são, por ordem de inauguração, Arapongas, São Roque I, São Roque II e Limoeiro. Às margens do canal retificado do rio Itajaí-mirim, próximo ao ponto em que a água bruta é captada para dar início ao processo que lhe torna potável, temos agora a estrutura da ETA São Roque III, construída em tempo recorde, com as tecnologias mais eficientes e avançadas do mercado.

A cerimônia de inauguração da tão aguardada unidade acontece na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, às 10h da manhã, com recepção do Prefeito Municipal Robison Coelho, do vice-prefeito Rubens Angioletti e do Diretor Geral do Semasa Celso Hugo Praun Filho. Também estarão presentes as demais autoridades envolvidas no desenvolvimento do projeto, representantes da comunidade e membros da imprensa.

Desde janeiro de 2025, quando a atual gestão assumiu o comando do Semasa, a ampliação da produção de água foi tratada como prioridade, como parte de uma visão ampla de otimização da infraestrutura de saneamento, considerando todas as etapas do ciclo da água, desde a relação com os mananciais, passando pelo consumo e se completando com o retorno à natureza. A partir dessa visão, foram desenvolvidos estudos cuidadosos, que resultaram em diversas propostas que agora se concretizam em obras.

Nas palavras de Celso Praun, “Na área de saneamento, o aprendizado é constante, mas algumas prioridades são óbvias. Então o que escutamos sobre as necessidades da população no início é o que traduzimos em entregas hoje: água em quantidade e com qualidade, sempre”.

A ETA São Roque III foi construída por R$ 38,5 milhões, originados de recursos próprios do Semasa, em um prazo de pouco mais de um ano. A agilidade na construção foi possibilitada por um sistema modular, que permitiu que diversos componentes fossem fabricados e instalados de forma simultânea, com grande ganho de produtividade em comparação aos métodos sequenciais tradicionais.

A inauguração desta importante obra, juntamente com novos investimentos que estão sendo realizados em adutoras e reservatórios, somados aos projetos que estão sendo elaborados, irão trazer mais qualidade de vida e garantia de um futuro à altura do potencial de Itajaí.